Nota de esclarecimento: Aumento de preços do GLP

Nota de esclarecimento: Aumento de preços do GLP

A Abragás – Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás LP e os Sindicatos dos Revendedores de GLP representados, esclarece que, está ocorrendo um aumento de preço do GLP- Gás Liquefeito de Petróleo devido às alterações contratuais com as distribuidoras de GLP anunciada pela Petrobrás na última semana.
Os aumentos são referentes a uma mudança realizada na logística da Petrobrás, onde houve indiretamente uma redução de subsídios ao GLP, o gás de cozinha. A Petrobrás passou a cobrar das Distribuidoras um valor referente à infraestrutura logística que não era cobrado antes. Como os preços são livres as distribuidoras repassarão esses custos aos revendedores e consequentemente deverá haver reajuste para os consumidores.
A Petrobras estimou que o impacto sobre os preços do botijão de 13 kg – referência para uso residencial – é de R$0,20 por unidade, na média do país e o aumento não deverá passar de R$0,70 centavos. Algumas Distribuidoras já estão repassando aumentos para os revendedores superiores aos valores estimados pela Petrobrás o que deverá refletir em maiores aumentos para os consumidores.
Caberá às distribuidoras e revendedores negociarem e decidirem se absorverão o esse aumento causado pelo fim dos incentivos ou se repassarão o custo total aos consumidores, levando em conta que mais impostos também incidirão sobre o preço final.

Matérias tem sido divulgadas nos últimos dias, por entidade que não representa de fato a rede de revendas de GLP a nível Nacional, criou-se uma avalanche de informações com valores imaginários, levando os revendedores e consumidores a uma grande preocupação com tais aumentos, ressaltamos que, a representação oficial dos revendedores de GLP, é de seus sindicatos estaduais formados por revendedores e legalmente registrados no MTE, ou até associações regionais legalmente constituídas, por isso viemos a público informar à sociedade, a fim de esclarecer que, os aumentos nos preços do GLP refletem a conjuntura atual que já é de conhecimento da população brasileira, a Petrobrás passa por uma grande reestruturação em busca de seu equilíbrio financeiro.

A Abragás informa que, há uma cadeia na distribuição e revenda do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), de modo bastante acentuado, e os revendedores varejistas de GLP, que são o último elo dessa cadeia comercial, e o mais frágil deles, terão dificuldades para implantarem esse reajuste, portanto é possível que uma determinada região do país tenha aumentos maiores que outras já que os preços são bastante diferenciados por conta da logística diferenciada e a grandes distâncias que o GLP precisa percorrer para chegar aos lares brasileiros e também a grande capilaridade do setor o que leva a uma extrema concorrência.
As revendas de GLP não devem ser responsabilizadas por tais aumentos, já que nos últimos meses, as elevações de preços têm penalizado as revendas, com aumentos referentes ao dissídio coletivo, diminuição de suas vendas, perda de clientes para outras opções de energia, a necessidade de intensificação de capital de giro devido aos aumentos, além de severos desgastes perante a opinião pública, devido aos aumentos serem incorretamente atribuídos às revendas.
Alertamos ainda que, já está em análise no MME e Petrobras a possibilidade ajustes em um futuro próximo nas diferenças de preços do GLP de uso residencial (P13) e do GLP de uso industrial (P20, P45, P90 e Granel) devido a ajustes para viabilizar a importação do produto por outros agentes do mercado.
A Abragás ressalta que o mercado é livre e competitivo em todo o segmento, cabendo a cada revendedor decidir se irá repassar ou não os aumentos aos consumidores, bem como em qual percentual, de acordo com suas estruturas de custo. A Abragás não interfere no mercado e zela pela livre concorrência e pela livre iniciativa, em defesa de um Brasil melhor para todos.

Sobre a Abragás: Fundada em 31 de agosto de 2012, representa 15 sindicatos patronais aos quais representam os interesses do setor de Revendas de Gás LP em seus estados.
É associada à FECOMBUSTÍVEIS- Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, que representa em todo território nacional cerca de 40.000 Revendedores de combustíveis, 68.000 revendedores de Gás LP, 370 TRRs e também o setor de lubrificantes.

Informações:
E-mail: abragas.presidente@gmail.com
Celular: 41-8897-9797
José Luiz Rocha – Presidente da Abragás

Deixar uma comentário