Aos revendedores de GLP de todo Brasil

Rio de Janeiro, 14 de novembro de 2017

Aos revendedores de GLP de todo Brasil

A ABRAGAS – Associação Brasileira de Entidades de Classe das Revendas de Gás LP, com sede a Av. Rio Branco, 103 – Centro -Rio de Janeiro- RJ, foi fundada em 31 de agosto de 2012, por iniciativa de 10 (dez) sindicatos de revendedores de GLP, hoje conta com 15 (quinze) sindicatos patronais filiados e 03 (três)sindicatos em processo de filiação que, em breve totalizará 18 entidades que representam os interesses do setor de Revendas de GLP em seus estados.
É associada à FECOMBUSTÍVEIS- Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes, que representa em todo território nacional cerca de 42.000 revendedores de combustíveis, 67.000 revendedores de GLP, 370 TRRs e também o setor de lubrificantes.
A ABRAGAS tem como objetivo representar as entidades sindicais e associações que atuam em todo território nacional em defesa do revendedor de GLP.
Para atender os anseios do segmento, a ABRAGAS empreende esforços junto ao órgão regulador do setor, a ANP, autoridades competentes e também junto as Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Câmaras Estaduais, Federais e o Senado, para que o setor possa ser ouvido e conquiste o espaço que a revenda de GLP deve exercer junto à sociedade brasileira, em se tratando de serviço de utilidade pública.
Visando fortalecer o setor a ABRAGAS incentiva e participa dos eventos do setor junto com os sindicatos filiados em prol da melhoria do setor tanto nas questões relacionadas a estudos sobre a tendência do mercado a qualificação empresarial, participa também da elaboração de novas leis, resoluções e portarias através das audiências públicas junto às autoridades que regulam o setor.
A Abragás desde sua fundação, participou sem exceção de todas as audiências públicas da ANP, apoiando as matérias que trazem benefícios aos revendedores e consumidores, sugerindo soluções, questionando sempre as posições da ANP e das distribuidoras quando as propostas de mudanças ferem os interesses do segmento, principalmente no que tange aumento do custo regulatório para a revenda. Atua fortemente junto a ANP e Ministérios públicos no sentido de criar frentes de combate as irregularidades do setor.
A Abragás participou ativamente da edição das resoluções ANP 40/2014 que trata da requalificação de vasilhames, 26/2015 que visou regularizar o transporte de GLP, 49/2016 que altera as regras das distribuidoras, 51/2016 que permitiu um avanço em nosso setor quando o revendedor ganha o direito de fazer opção por ser vinculado ou independente. Participamos ativamente da revisão da 49/16 e 51/16 que será publicada nos próximos dias.
Em maio de 2016 a Abragás agendou uma reunião com o Ibama em Brasília-DF e com apoio técnico da Escola do Gás, apresentou um estudo sobre o segmento e conseguiu iniciar uma revisão na legislação que, em breve irá beneficiar mais de 80% das revendas de GLP de todo o Brasil. Foi muito bom ouvir do Ibama a seguinte frase, “Nunca fomos procurados pelo segmento de GLP para falar sobre o tema”
O Presidente da Abragás, José Luiz Rocha, atua no setor a mais de 20 anos, atuou 15 (quinze) anos como revendedor Ultragáz em Curitiba, foi presidente do Sinregás-Pr por 12 anos, onde nesse período atuou na elaboração da Portaria ANP 297/03, que foi o nascimento de fato da revenda de GLP, atuou na elaboração da ABNT 15514/2007, na resolução 70/2011 que regulamentou o estacionamento de veículos dentro das revendas.
Atualmente a Abragás está inserida nas discussões do programa Combustível Brasil do MME, programa que tem se aprofundado nas discussões do futuro dos combustíveis e derivados, desde sua produção, refino, armazenamento, transporte, estruturas portuárias, e logística etc…
Por solicitação de revendedores localizados em regiões do país sem representações diretas através de sindicatos, a Abragás aprovou em assembleia a alteração do estatuto para inserir a figura do SÓCIO CONTRIBUINTE (Revenda de GLP-Pessoa jurídica) que poderá a partir de agora vir somar ao nosso trabalho em defesa do segmento.
MISSÃO
Ser o interlocutor das entidades patronais do segmento de Revenda de Gás LP junto aos Governos, Federal e Estaduais, Ministério Público órgão regulador (ANP) e demais autoridades, de forma transparente e efetiva, promovendo o interesse público, para manter o bom entendimento do setor para as causas nacionais, promovendo a prática da livre iniciativa, da livre concorrência dentro dos princípios éticos e legais.

VISÃO
Trabalhar em prol do desenvolvimento legal, cultural e sustentável do segmento de Revendas de Gás LP e em benefício do Revendedor e da sociedade brasileira.

VALORES
Ética, transparência, cooperação e comprometimento com a verdade.

Caros revendedores(as), junte-se a nós e seja um sócio contribuinte nessa luta.

Atenciosamente

José Luiz Rocha
Presidente

Deixar uma comentário